Coluna do Wagner: O que pensar na preparação física de judocas?

Treino Seleção Gaúcha de Judô 2013 cat de baseDe acordo com o dicionário de ciências do esporte, preparação física é “uma ação sistemática de treinamento que implica na exitência de um planejamento em que se define igualmente os objetivos, conteúdos e os métodos de treinamento, cuja a sua realização deve desenvolver mediante dos mesmos”.

O programa de treino deve se basear objetivamente no desempenho do atleta em testes, em competições, no progresso dele em todos os fatores de treinamento, considerando também o calendário de competições. Posso salientar ainda que o plano de treino precisa ser simples, sugestivo e flexível, podendo ser modificado conforme o progresso do atleta.

A sistematização do treinamento no judô é complexa, pois se trata de um desporto que combina diversas capacidades motoras. Dessas capacidades, existem três que formam a base de sustentação do processo de treinamento de judocas: a FORÇA, a VELOCIDADE e a RESISTÊNCIA.

Nos deparamos com a necessidade de trabalhar capacidades físicas distintas, que utilizam vias metabólicas diferentes. De acordo com a literatura específica existe um certo consenso quanto ao seguinte fato: o judô possui atividades motoras sustentadas, principalmente pela capacidade anaeróbica lática devido ao trabalho de alta intensidade, com pausas muito curtas.

Entretanto não podemos montar o planejamento do nosso atleta focado apenas nessa via energética. O condicionamento aeróbico e o anaeróbico alático também tem um papel importante no resultado final de desempenho.

E como trabalhar estas diferentes capacidades que se somam na exigência dos combates? Bom….isso é assunto para nosso próximo post.

Abraços com performance
Wagner Zaccani
Prep.Físico
CREF: 010858-G/RS

There are no comments on this post.

Deixe um comentário