Coluna do Wagner: Periodização

O treinamento desportivo a milhares de anos atrás, já era usado para preparar atletas para os Jogos Olímpicos e para a guerra. Mas somente no final do século XIX, com o início das Olimpíadas da era moderna, o treinamento passou a ter uma estrutura sistematizada para elevar o rendimento esportivo.

O planejamento do treinamento é um processo metodológico e científico que auxilia o atleta a atingir um alto nível de treinamento e desempenho. É sem dúvida a ferramenta mais valiosa que o treinador possui a fim de conduzir um programa de treino bem organizado. O trabalho deve considerar uma variação de volume e intensidade de acordo com o calendário de competições ou seja deve haver uma PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO.

Estudos demonstram que o caráter científico da periodização do treinamento desportivo precisa respeitar as dimensões específicas no que se refere ao sistema de competição, técnica, regras, condições do clima, fuso horário etc. Vale salientar ainda que um dos erros mais comuns no treinamento incluem a recuperação negligenciada e a elevação da carga de trabalho de forma rápida.

A periodização deve ser seguida pelas seguintes etapas: microciclo (1-7 dias) que está inserido o treino (trabalho do dia) e é dividido em controle, choque, ordinário, estabilizador, recuperativo, pré-competitivo, competitivo e transição onde cada um desses microciclos trabalha ajustes que preparam o atleta para a competição, respeitando sempre o volume X intensidade.

O mesociclo nada mais é que o conjunto de microciclos agrupados, variando de 2 a 6 semanas. Já o macrociclo se refere a temporada dividindo a temporada em: PREPARAÇÃO, COMPETIÇÃO e TRANSIÇÃO.

Período preparatório onde o objetivo é a preparação orgânica funcional com ênfase nos exercícios aeróbicos e força máxima, ou seja, melhorar a capacidade do atleta.

Período pré-competitivo onde há a inserção dos gestos desportivos e solicitações metabólicas próximas a realidade, objetivando a elevação do desenvolvimento das caracteristicas fisiológicas, aumentando o potencial do atleta.

Período competitivo: quando o objetivo é a manutenção do adquirido anteriormente com ênfase em exercícios com gestos desportivos e solicitações metabólicas semelhantes ao de uma competição para que ocorra o desenvolvimento específico evitando uma especilização errônea do organismo.

E por fim o Período de transição também conhecido como “descanso ativo” onde o objetivo principal desse período é permitir que os atletas se recuperem mental, física e emocionalmente do trabalho intenso durante os períodos de preparação e de competição.

abraços com performance,

Wagner Zaccani
Prep.Físico
Esp. Ciências da Saúde e do Esporte
cref 01058-G/RS

Uma resposta

  1. Parabéns Wagner ! Ótima matéria, englobou muito bem todos os requisitos fundamentais do treinamento desportivo de forma clara e bem sucinta, dando dicas para evolução e erros mais comuns, sem formula mágica, apenas balanceando volumes e intensidades de maneiras bem organizadas ! Show !!!

Deixe um comentário